domingo, 24 de outubro de 2010

OLHA HOJE, PARA A ÁGUA VIVA!

João 4:11 Ela respondeu: —O senhor não tem balde para tirar água, e o poço é fundo. Como é que vai conseguir essa água da vida?
Proposição: mostrar que aquela mulher primeiro olhou para baixo (água do poço), depois olhou para longe (Gerezim e Jerusalém), mas Jesus mandou ela olhar para Ele (a Água Viva).
Jesus começa esta viagem rumo a Galiléia, quebrando vários paradigmas:
- traçou sua rota passando por Samaria, cidade desprezada por todos os judeus, os quais os consideravam imundos. (v4)
- cansado da longa viagem (aproximadamente 145km) sentou-se perto do poço de Jacó, Jesus era humano como nós. (v6)
- falou com uma mulher, os fariseus evitam falar em público com mulheres não parentes. (v7)
- ensinou aquela mulher, os fariseus diziam que seria melhor queimar a Torá de que ensiná-la a uma mulher. (v13)
Veja a importância que Jesus deu para aquela mulher samaritana, e como Ele despertou o seu interesse pela Água Viva.
- Jesus lhe pede água, ela se admira de tal pedido, por ser Ele judeu e ela uma mulher samaritana. (v7-9)
- Jesus então lhe oferece a Água Viva. (v10)
- A mulher olha para o poço fundo e não entende a oferta de Jesus. (v11)
- Ela pergunta a Jesus, se Ele seria melhor do que Jacó, que abriu aquele poço. (v12)
- Jesus deixa que ela mesma decida quem é o maior, e explica que a água do poço de Jacó matava a sede apenas por um momento, mas a Água da Vida que Ele lhe oferecia, essa quem bebesse nunca mais teria sede. (v13 e 14)
Diante desta oferta, a mulher deixa de olhar para a água do fundo do poço, e pede que Jesus lhe dê da Água Viva, (v15) mas ainda seu desejo era apenas material, ela achava que Jesus tinha alguma água escondida em suas mãos. Jesus já tinha a atenção daquela mulher, porem ainda precisava lhe mostrar que estava falando de algo Espiritual e por isso Ele usa do seu poder de revelação (v16-18) para que ela pudesse desviar o seu olhar das coisas materiais para olhar para o Espiritual.
- Agora após a revelação, ela vê Jesus como um homem de Deus, um profeta (v19), e olha para um lugar distante da sua realidade, estar perto de Deus somente no templo de Gerezim (que já estava destruído ) ou no templo de Jerusalém (v20).
- Jesus lhe diz que um novo tempo estava nascendo, e que para estar perto de Deus não seria necessário ir a Gerezim e nem a Jerusalém. (v21-24)
- Aquela mulher talvez com tristeza diz que acreditava nas palavras de Jesus e que haveria um dia em que tudo isso estaria realmente muito perto, o dia em que Deus enviasse o Seu Filho, o Seu Ungido, o Messias. (v25)
- Jesus então por amor se revela, e diz que este dia chegou, Ele esta ali diante dela. (v26). João 16:8 Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo:
João 7:37 No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba.
João 6:35 Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede
Esta revelação é para hoje, e é para você, deixe de olhar para o fundo o poço, deixe de olhar para um Deus distante, Ele não esta lá longe, olhe para Jesus pois Ele esta diante de você. E somente Ele pode matar a tua sede.
Salmos 145:18 Perto está o SENHOR de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade.
Mateus 5:6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos.
Isaías 55:1 Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas; e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.
Salmos 63:1 Ó Deus, tu és o meu Deus forte; eu te busco ansiosamente; a minha alma tem sede de ti; meu corpo te almeja, como terra árida, exausta, sem água.
Salmos 42:1 Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma.
Neste mundo onde existe uma grande escassez de água boa para beber, onde muitos vivem em um verdadeiro deserto, Deus esta abrindo uma fonte de Água Viva a jorrar.
Isaías 43:19 Eis que faço coisa nova, que está saindo à luz; porventura, não o percebeis? Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo.
Salmos 107:35 Converteu o deserto em lençóis de água e a terra seca, em mananciais.
Isaías 35:6-7 os coxos saltarão como cervos, e a língua dos mudos cantará; pois águas arrebentarão no deserto, e ribeiros, no ermo. A areia esbraseada se transformará em lagos, e a terra sedenta, em mananciais de águas; onde outrora viviam os chacais, crescerá a erva com canas e juncos.
Ele nos deu JESUS à fonte de Água Viva, que mata a nossa sede.
Salmos 105:41 Fendeu a rocha, e dela brotaram águas, que correram, qual torrente, pelo deserto.
Isaías 58:11 O SENHOR te guiará continuamente, fartará a tua alma até em lugares áridos e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas jamais faltam.
Apocalipse 7:16-17 Jamais terão fome, nunca mais terão sede, não cairá sobre eles o sol, nem ardor algum, pois o Cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida. E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima.
Isaías 44:3 Porque derramarei água sobre o sedento e torrentes, sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade e a minha bênção, sobre os teus descendentes;
João 12:32 E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo.

Ouça a pregação, sem Baixar!


Gostou? Então baixe esta Pregação!

Não consegue fazer o download? Clique Aqui.

Nenhum comentário: