domingo, 13 de junho de 2010

O que não ouve, anda para trás e não progride

Jeremias 7:24 Mas não deram ouvidos, nem atenderam, porém andaram nos seus próprios conselhos e na dureza do seu coração maligno; andaram para trás e não para diante.

A surdez Espiritual pode ser dividida em dois Tipos:
A- Aqueles que não podem ouvir a Deus.
B- Aqueles que não querem ouvir a Deus.

A- Aqueles que não podem ouvir a Deus.
Os que ainda não nasceram do Espírito, não podem ouvir e nem entender as coisas do Espírito pois não receberam ouvidos Espirituais.
1 Coríntios 2:14 Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
Romanos 8:7 Por isso as pessoas que têm a mente controlada pela natureza humana se tornam inimigas de Deus, pois não obedecem à lei de Deus e, de fato, não podem obedecer a ela.
Efésios 2:4-5 Mas a misericórdia de Deus é muito grande, e o seu amor por nós é tanto, que, quando estávamos espiritualmente mortos por causa da nossa desobediência, ele nos trouxe para a vida que temos em união com Cristo. Pela graça de Deus vocês são salvos
B- Aqueles que não querem ouvir a Deus.
Jeremias 6:10 Eu respondi: —Com quem devo falar? E, mesmo que eu fale, quem vai me ouvir? Eles taparam os ouvidos, pois não querem prestar atenção. Eles não querem ouvir a tua mensagem e zombam do que dizes.
João 8:43 Por que é que vocês não entendem o que eu digo? É porque não querem ouvir a minha mensagem.

Ao fechar os ouvidos, estamos rejeitando a palavra, a Jesus, e a Deus.
Lucas 10:16 Quem vos der ouvidos ouve-me a mim; e quem vos rejeitar a mim me rejeita; quem, porém, me rejeitar rejeita aquele que me enviou.
Por que os filhos de Deus não estão dando ouvidos a palavra de Deus e a palavra de seus profetas?
1- Porque são desobedientes
Êxodo 16:20 Eles, porém, não deram ouvidos a Moisés, e alguns deixaram do maná para a manhã seguinte; porém deu bichos e cheirava mal. E Moisés se indignou contra eles.
Neemias 9:29 Tu os avisaste que deviam obedecer aos teus ensinos; mas no seu orgulho eles rejeitaram os teus mandamentos, pecaram contra a tua lei, embora cumprir a tua lei seja o caminho para a vida. Rebeldes e teimosos, eles se recusaram a obedecer
2- Porque não entendem a palavra, mas não entendem, porque ouvem de mau grado.
Mateus 13:14-16 “De sorte que neles se cumpre a profecia de Isaías: Ouvireis com os ouvidos e de nenhum modo entendereis; vereis com os olhos e de nenhum modo percebereis. Porque o coração deste povo está endurecido, de mau grado ouviram com os ouvidos e fecharam os olhos; para não suceder que vejam com os olhos, ouçam com os ouvidos, entendam com o coração, se convertam e sejam por mim curados. Bem aventurados, porém, os vossos olhos, porque vêem; e os vossos ouvidos, porque ouvem.”
3- Porque se julgam sábios.
Provérbios 3:5-8 “Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal; será isto saúde para o teu corpo e refrigério, para os teus ossos.”
4- Porque acham que estão bem, não precisam da instrução de Deus.
Jeremias 22:21 Deus lhe falou quando você estava bem de vida, mas você não quis ouvir. Isso é o que você tem feito desde a sua mocidade, pois nunca obedeceu a Deus.
5- Porque não tem tempo para ouvir a Deus.
2 Timóteo 4:3 Pois vai chegar o tempo em que as pessoas não vão dar atenção ao verdadeiro ensinamento, mas seguirão os seus próprios desejos. E arranjarão para si mesmas uma porção de mestres, que vão dizer a elas o que elas querem ouvir.
6- Porque o deus deste século cegou-lhes o entendimento.
2 Coríntios 4:4 nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.
Não ouvir a Deus traz conseqüências.
Jeremias 13:10 Esse povo mau não quer ouvir o que eu digo e sempre foi teimoso. Eles adoram e seguem outros deuses. Por isso, vão ficar como essa roupa, que não presta mais para nada.
Zacarias 7:13 Visto que eu clamei, e eles não me ouviram, eles também clamaram, e Eu não os ouvi, diz o SENHOR dos Exércitos
Deuteronômio 28:15 Será, porém, que, se não deres ouvidos à voz do SENHOR, teu Deus, não cuidando em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos que, hoje, te ordeno, então, virão todas estas maldições sobre ti e te alcançarão
João 12:47-49 “Se alguém ouvir as minhas palavras e não as guardar, eu não o julgo; porque eu não vim para julgar o mundo, e sim para salvá-lo. Quem me rejeita e não recebe as minhas palavras tem quem o julgue; a própria palavra que tenho proferido, essa o julgará no último dia. Porque eu não tenho falado por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, esse me tem prescrito o que dizer e o que anunciar.”
Más o Senhor disse que um dia tudo isso seria mudado, e esse dia é hoje.
Amós 8:11 Eis que vêm dias, diz o SENHOR Deus, em que enviarei fome sobre a terra, não de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do SENHOR sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.
E Deus está te chamando para ouvir a sua voz.
Isaías 28:23 Inclinai os ouvidos e ouvi a minha voz; atendei bem e ouvi o meu discurso.
Provérbios 4:20 Filho meu, atenta para as minhas palavras; aos meus ensinamentos inclina os ouvidos.
Provérbios 7:24 Agora, pois, filho, dá-me ouvidos e sê atento às palavras da minha boca;
Apocalipse 3:20 Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.
Ele têm várias promessas para aqueles que ouvem a sua voz.
Aquele que ouve é curado como Naamã que ouviu e foi curado. 2 Reis 5:14 Então, desceu e mergulhou no Jordão sete vezes, consoante a palavra do homem de Deus; e a sua carne se tornou como a carne de uma criança, e ficou limpo.
Aquele que ouve prospera como Pedro que depois de um noite sem pegar nenhum peixe, ouviu e pegou mais do seu barco agüentava. Lucas 5:5-6 Respondeu-lhe Simão: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos, mas sob a tua palavra lançarei as redes. Isto fazendo, apanharam grande quantidade de peixes; e rompiam-se-lhes as redes.
Aquele que ouve recebe vida. Isaías 55:3 Inclinai os ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, que consiste nas fiéis misericórdias prometidas a Davi.

Por isso o Senhor tem hoje uma palavra de cura, e libertação: EFATÁ (aramaico ABRE-TE)
Marcos 7:32-35 Algumas pessoas trouxeram um homem que era surdo e quase não podia falar e pediram a Jesus que pusesse a mão sobre ele. Jesus o tirou do meio da multidão e pôs os dedos nos ouvidos dele. Em seguida cuspiu e colocou um pouco da saliva na língua do homem. Depois olhou para o céu, deu um suspiro profundo e disse ao homem: —“Efatá!” (Isto quer dizer: “Abra-se!”) E naquele momento os ouvidos do homem se abriram, a sua língua se soltou, e ele começou a falar sem dificuldade. (NTLH)
Isaías 29:18 Naquele dia, os surdos ouvirão as palavras do livro, e os cegos, livres já da escuridão e das trevas, as verão.

Ouça a pregação, sem Baixar!


Gostou? Então baixe esta Pregação!

Não consegue fazer o download? Clique Aqui.