segunda-feira, 8 de agosto de 2011

A alegria de estar na Casa de Deus

Salmos 122:1 Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do SENHOR.

Onde esta a alegria de ir a igreja dos dias de hoje, a alegria de poder entrar por suas portas, infelizmente o inimigo tem roubado esta alegria do coração dos crentes.
Estamos indo à casa de Deus por vários motivos, para trabalhar, pregar, cantar, para cumprir uma obrigação de obreiro, ou até mesmo simplesmente para assistir um culto, e como no mundo de hoje todos somos muitos práticos é certo que existem coisas muito melhores para fazer do que estas. E por isso estamos deixando de ir aos cultos.
Para que você veio hoje à igreja? Se a sua busca não for a certa, é muito provável que no próximo domingo você encontre algo melhor para fazer.

Davi e outros escritores tinham em seu coração uma alegria especial em estar na Casa de Deus que somente quando lemos seus versos podemos entender.
Salmos 43:3-4 Envia a tua luz e a tua verdade, para que me guiem e me levem ao teu santo monte e aos teus tabernáculos. Então, irei ao altar de Deus, de Deus, que é a minha grande alegria; ao som da harpa eu te louvarei, ó Deus, Deus meu.
Salmos 63:1-3 Ó Deus, tu és o meu Deus forte; eu te busco ansiosamente; a minha alma tem sede de ti; meu corpo te almeja, como terra árida, exausta, sem água. Assim, eu te contemplo no santuário, para ver a tua força e a tua glória. Porque a tua graça é melhor do que a vida; os meus lábios te louvam.
Salmos 84:1-4 Como eu amo o teu Templo, ó SENHOR Todo-Poderoso! Como eu gostaria de estar ali! Tenho saudade dos pátios do Templo de Deus, o SENHOR. Com todo o meu ser, canto com alegria ao Deus vivo. Ó SENHOR Todo-Poderoso, meu Rei e meu Deus, perto dos teus altares os pardais constroem o seu ninho, e as andorinhas fazem a sua casa, onde cuidam dos seus filhotes. Felizes são os que moram na tua casa, sempre cantando louvores a ti!” (NTLH)
Salmos 27:4 <Salmo de Davi, ele sentia tanta alegria em estar na casa Deus, que ele gostaria de morar lá> Uma coisa peço ao SENHOR, e a buscarei: que eu possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do SENHOR e meditar no seu templo.
Salmos 42:1-5 Assim como o corço deseja as águas do ribeirão, assim também eu quero estar na tua presença, ó Deus! Eu tenho sede de ti, o Deus vivo! Quando poderei ir adorar na tua presença? Choro dia e noite, e as lágrimas são o meu alimento. Os meus inimigos estão sempre me perguntando: “Onde está o seu Deus?” Quando penso no passado, sinto dor no coração. Eu lembro quando ia com a multidão à casa de Deus. Eu guiava o povo, e todos íamos caminhando juntos, felizes, cantando e louvando a Deus. Por que estou tão triste? Por que estou tão aflito? Eu porei a minha esperança em Deus e ainda o louvarei. Ele é o meu Salvador e o meu Deus.” (NTLH)

- “Somos o novo Templo de Deus”; - “Deus não habita em templos feitos por mãos humanas” com base nestas afirmações que são verdadeiras, muitos crentes tem deixado de vir aos cultos, achando que podem sozinhos ter uma vida cristã normal. Podemos sozinhos em nossos lares, ler a palavra, orar e adorar a Deus, e até mesmo ser abençoados ouvindo o rádio ou a televisão, todavia somente quanto estamos juntos com outros irmãos podemos FAZER UM CULTO A DEUS.
Salmos 100:4 Entrai por suas portas com ações de graças e nos seus átrios, com hinos de louvor; rendei-lhe graças e bendizei-lhe o nome.
Salmos 22:22 “ A meus irmãos declararei o teu nome; cantar-te-ei louvores no meio da congregação;”
Salmos 133:1-3 “ Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos! É como o óleo precioso sobre a cabeça, o qual desce para a barba, a barba de Arão, e desce para a gola de suas vestes. É como o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião. Ali, ordena o SENHOR a sua bênção e a vida para sempre.

Não podemos ser egoístas e nem mal agradecidos, tudo aquilo que o Senhor nos tem feito precisa ser anunciado no meio da igreja, para que toda a igreja seja abençoada.
Salmos 40:9-10 Proclamei as boas-novas de justiça na grande congregação; jamais cerrei os lábios, tu o sabes, SENHOR. Não ocultei no coração a tua justiça; proclamei a tua fidelidade e a tua salvação; não escondi da grande congregação a tua graça e a tua verdade.
Efésios 3:10 para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais.

É importante eu estar na igreja, pois quando louvo ao Senhor com sinceridade na presença de muitos, o louvor traz libertação para mim e para os que estão a minha volta.
Atos 16:25-26 “ Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam. De repente, sobreveio tamanho terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão; abriram-se todas as portas, e soltaram-se as cadeias de todos.”
Salmos 22:25-31 De ti vem o meu louvor na grande congregação; cumprirei os meus votos na presença dos que o temem. Os sofredores hão de comer e fartar-se; louvarão o SENHOR os que o buscam. Viva para sempre o vosso coração. Lembrar-se-ão do SENHOR e a ele se converterão os confins da terra; perante ele se prostrarão todas as famílias das nações. Pois do SENHOR é o reino, é ele quem governa as nações. Todos os opulentos da terra hão de comer e adorar, e todos os que descem ao pó se prostrarão perante ele, até aquele que não pode preservar a própria vida. A posteridade o servirá; falar-se-á do Senhor à geração vindoura. Hão de vir anunciar a justiça dele; ao povo que há de nascer, contarão que foi ele quem o fez.

Por isso cada um de nos tem uma importância muito grande no culto, Deus tem nos abençoado e precisamos anunciar isso aos outros, a igreja não pode ser um lugar onde apenas se reúnem pessoas pobres (com problemas financeiros), doentes (atacados com alguma doença mortal) e problemáticos (pessoas que estão enfrentando dificuldades na família ou na sociedade). A igreja precisa ser um lugar de gente alegre, onde muitos abençoados se reúnem constantemente para louvar a Deus, e anunciar os seus grandes feitos.
Hebreus 10:24-25 Pensemos uns nos outros a fim de ajudarmos todos a terem mais amor e a fazerem o bem. Não abandonemos, como alguns estão fazendo, o costume de assistir às nossas reuniões. Pelo contrário, animemos uns aos outros e ainda mais agora que vocês veem que o dia está chegando. (NTLH)

E mesmo que você esteja passando por um momento difícil, você precisa estar na igreja, pois é lá aonde Deus vai te fortalecer.
Salmos 30:11 Tu mudaste o meu choro em dança alegre, afastaste de mim a tristeza e me cercaste de alegria.
Habacuque 3:17-18 “ Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação.”

Estamos deixando de ver o sobrenatural de Deus agindo nos cultos,
Como os discípulos lá em Marcos 6:49-52 não estamos vendo Jesus caminhar no nosso meio, estamos apenas vendo fantasmas e por isso não estamos dando valor ao que esta acontecendo, e ficamos entediados, distraídos e com certeza desanimados em vir na próxima reunião.
2 Coríntios 4:4 nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.
Isaías 44:18 Nada sabem, nem entendem; porque se lhes grudaram os olhos, para que não vejam, e o seu coração já não pode entender.

Se a tua Alegria de estar na Casa de Deus foi roubada, você precisa resgata-la, você não pode simplesmente fazer como Roboão que trocou os escudos ouro que foram roubados da Casa de Deus por escudos de bronze polido e dizer é só dar lustro que brilha também, bronze é de terceira qualidade.
2 Crônicas 12:9-10 “ Subiu, pois, Sisaque, rei do Egito, contra Jerusalém e tomou os tesouros da Casa do SENHOR e os tesouros da casa do rei; tomou tudo. Também levou todos os escudos de ouro que Salomão tinha feito. Em lugar destes fez o rei Roboão escudos de bronze e os entregou nas mãos dos capitães da guarda, que guardavam a porta da casa do rei.”
1 Coríntios 2:12 Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente.

Pedimos restituição de tantas coisas, por que hoje não pedirmos para Deus restituir a alegria de estar na Sua Casa.
Salmos 51:12 Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário.
Em Gálatas 3: 13, Paulo diz que Cristo nos resgatou da maldição da Lei e em 1 Pedro 1:18 também lemos que fomos resgatados, e uma característica de um resgatado é a alegria de voltar a congregação.
Isaías 35:10 Os resgatados do SENHOR voltarão e virão a Sião com cânticos de júbilo; alegria eterna coroará a sua cabeça; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido.
Salmos 16:11 Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente.

Ouça a pregação, sem Baixar!

Gostou? Então baixe esta Pregação!

Não consegue fazer o download? Clique Aqui.