domingo, 18 de março de 2012

Poço d'Aquele que vive e me vê - Beer-Laai-Roi

Gênesis 21:14-20 Levantou-se, pois, Abraão de madrugada, tomou pão e um odre de água, pô-los às costas de Hagar, deu-lhe o menino e a despediu. Ela saiu, andando errante pelo deserto de Berseba.  Tendo-se acabado a água do odre, colocou ela o menino debaixo de um dos arbustos  e, afastando-se, foi sentar-se defronte, à distância de um tiro de arco; porque dizia: Assim, não verei morrer o menino; e, sentando-se em frente dele, levantou a voz e chorou.  Deus, porém, ouviu a voz do menino; e o Anjo de Deus chamou do céu a Hagar e lhe disse: Que tens, Hagar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do menino, daí onde está.  Ergue-te, levanta o rapaz, segura-o pela mão, porque eu farei dele um grande povo.  Abrindo-lhe Deus os olhos, viu ela um poço de água, e, indo a ele, encheu de água o odre, e deu de beber ao rapaz. Deus estava com o rapaz, que cresceu, habitou no deserto e se tornou flecheiro;

Proposição: Mostrar que Deus sabe quem você é, sabe o que você faz, e sabe tudo o que você esta passando, e mesmo que você esteja em um deserto, Ele vai sempre cuidar de você.

História: Por ser Sara estéril e já avançada em idade, (75 anos) decidiu ela tornar sua escrava Hagar a segunda esposa de seu marido Abraão, (85 anos) para que esta lhe gerasse um herdeiro, pensando ser a única maneira de ver cumprida a promessa de Deus, na vida de Abraão (pai de multidões).
Todavia Sara se arrependeu dessa decisão uma vez que Hagar a desprezava por estar gravida. Sara que era a esposa amada de Abraão, pede a ele que tome uma atitude, Abraão então entrega Hagar nas mãos de Sara, e ela humilha a Hagar e por isso ela foge.
No caminho de Sur, junto a uma fonte, um anjo do Senhor aparece a Hagar e diz para ela voltar para a casa de Abraão e pedir perdão a Sara e depois lhe faz uma promessa; que seu filho que estava por nascer seria também pai de uma numerosa nação e deveria ser chamado de Ismael (Deus ouve), ele seria forte e briguento (ismaelitas, povo árabe).
Aproximadamente quatorze anos depois Sara (90 anos) concebe um filho de Abrão (100 anos) seu nome era Isaque (riso) passado algum tempo, em uma festa que Abraão fez comemorando o fato de Isaque estar desmamando, Ismael já moço com cerca de 17 anos,  zomba de seu meio irmão Isaque (3 anos) este fato mais uma vez deixa Sara muito irada e por isso ela pede para que Abraão expulse Hagar e Ismael do meio deles. Deus diz a Abraão para atender o pedido de Sara e para não se preocupar com Hagar e Ismael, Ele  cuidaria deles, por isso Abraão os mandou embora com pão e um odre de agua.

- De madrugada

Salmos 112:7- 8 “O homem que teme ao Senhor ...Não se atemoriza de más notícias; o seu coração é firme, confiante no SENHOR.  O seu coração, bem firmado, não teme, até ver cumprido, nos seus adversários, o seu desejo

Salmos 56:3  Em me vindo o temor, hei de confiar em ti.

1 Pedro 5:7  Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois ele cuida de vocês.(NTLH)

- Saiu errante pelo deserto (lugar vazio e sem recursos)

Salmos 23:4  Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.

Salmos 138:7  Se ando em meio à tribulação, tu me refazes a vida; estendes a mão contra a ira dos meus inimigos; a tua destra me salva.

Isaías 35:4  Digam aos desanimados: “Não tenham medo; animem-se, pois o nosso Deus está aqui. Ele vem para nos salvar, ele vem para castigar os nossos inimigos.”(NTLH)

- Tendo acabado a agua do odre (acabou a sua fonte de vida)

Isaías 41:17-18 Quando o meu povo, pobre e necessitado, procurar água e não encontrar; quando a boca deles estiver seca de sede, eu, o SENHOR, os atenderei, eu, o Deus de Israel, não os abandonarei.  Farei com que brotem fontes nos vales e com que rios corram pelas montanhas onde não há plantas. Farei com que os desertos virem lagos e com que nas terras secas haja muitos poços. (NTLH)

- Ela deixa o menino em um arbusto e afasta-se (abandonando seu sonho)

2 Timóteo 1:7  Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.

Provérbios 24:10 Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena.

- Não verei o menino morrer (desiste da vida)

Hebreus 10:38  E todos aqueles que eu aceito terão fé em mim e viverão. Mas, se uma pessoa voltar atrás, eu não ficarei contente com ela. NTLH

2 Pedro 2:20  Portanto, se, depois de terem escapado das contaminações do mundo mediante o conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, se deixam enredar de novo e são vencidos, tornou-se o seu último estado pior que o primeiro.

- Deus ouviu a voz do menino (Deus não vai deixar o seu sonho morrer)

Isaías 57:15  Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos.

Salmos 91:15  Quando eles me chamarem, eu responderei e estarei com eles nas horas de aflição. Eu os livrarei e farei com que sejam respeitados. (NTLH)

Salmos 50:15  Se me chamarem no dia da aflição, eu os livrarei, e vocês me louvarão.”

- Que tens? Não temas! (Deus não se esqueceu de você, Ele te chama pelo nome)

Isaías 43:1-2  Mas agora, assim diz o SENHOR, que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu. Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.

Isaías 41:10  não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.

- Ergue-te

Salmos 37:24  se cair, não ficará prostrado, porque o SENHOR o segura pela mão.

Salmos 145:14  O SENHOR sustém os que vacilam e apruma todos os prostrados.

- Toma o menino pela mão (pegue teu sonho de volta)

Jeremias 29:11  Só eu conheço os planos que tenho para vocês: prosperidade e não desgraça e um futuro cheio de esperança. Sou eu, o SENHOR, quem está falando.

Salmos 40:5  Ó SENHOR, nosso Deus, tu tens feito grandes coisas por nós. Não há ninguém igual a ti. Tu tens feito muitos planos maravilhosos para o nosso bem. Ainda que eu quisesse, não poderia falar de todos eles, pois são tantos, que não podem ser contados.

- Eu farei (Deus vai mudar a tua sorte)

Isaías 43:18-19  Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço coisa nova, que está saindo à luz; porventura, não o percebeis? Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo.

- Deus lhe abriu os olhos para que ela visse a agua (Deus te restaura a visão)

Salmos 34:5  Contemplai-o e sereis iluminados, e o vosso rosto jamais sofrerá vexame.

Hebreus 12:2  Conservemos os nossos olhos fixos em Jesus, pois é por meio dele que a nossa fé começa, e é ele quem a aperfeiçoa. Ele não deixou que a cruz fizesse com que ele desistisse. Pelo contrário, por causa da alegria que lhe foi prometida, ele não se importou com a humilhação de morrer na cruz e agora está sentado do lado direito do trono de Deus.

- Ela encheu o seu odre de agua (Deus restaura a tua fonte de vida)

João 4:14  mas a pessoa que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Porque a água que eu lhe der se tornará nela uma fonte de água que dará vida eterna.

João 6:35  Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede

Isaías 44:3  Porque derramarei água sobre o sedento e torrentes, sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade e a minha bênção, sobre os teus descendentes;

Isaías 58:11  O SENHOR te guiará continuamente, fartará a tua alma até em lugares áridos e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas jamais faltam.

- Habitou no deserto, e sendo abençoado, não morreu e prosperou.

Isaías 41:13-20 “ Porque eu, o SENHOR, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que eu te ajudo.  Não temas, ó vermezinho de Jacó, povozinho de Israel; eu te ajudo, diz o SENHOR, e o teu Redentor é o Santo de Israel.  Eis que farei de ti um trilho cortante e novo, armado de lâminas duplas; os montes trilharás, e moerás, e os outeiros reduzirás a palha.  Tu os padejarás, e o vento os levará, e redemoinho os espalhará; tu te alegrarás no SENHOR e te gloriarás no Santo de Israel.  Os aflitos e necessitados buscam águas, e não as há, e a sua língua se seca de sede; mas eu, o SENHOR, os ouvirei, eu, o Deus de Israel, não os desampararei.  Abrirei rios nos altos desnudos e fontes no meio dos vales; tornarei o deserto em açudes de águas e a terra seca, em mananciais.  Plantarei no deserto o cedro, a acácia, a murta e a oliveira; conjuntamente, porei no ermo o cipreste, o olmeiro e o buxo,  para que todos vejam e saibam, considerem e juntamente entendam que a mão do SENHOR fez isso, e o Santo de Israel o criou.”




Ouça a pregação, sem Baixar!

Gostou? Então baixe esta Pregação!

Não consegue fazer o download? Clique Aqui.