domingo, 30 de dezembro de 2012

ABENÇOADO

Gênesis 26:26-33 “ De Gerar foram ter com ele Abimeleque e seu amigo Ausate e Ficol, comandante do seu exército.  Disse-lhes Isaque: Por que viestes a mim, pois me odiais e me expulsastes do vosso meio?  Eles responderam: Vimos claramente que o SENHOR é contigo; então, dissemos: Haja agora juramento entre nós e ti, e façamos aliança contigo.  Jura que nos não farás mal, como também não te havemos tocado, e como te fizemos somente o bem, e te deixamos ir em paz. Tu és agora o abençoado do SENHOR.  Então, Isaque lhes deu um banquete, e comeram e beberam.  Levantando-se de madrugada, juraram de parte a parte; Isaque os despediu, e eles se foram em paz.  Nesse mesmo dia, vieram os servos de Isaque e, dando-lhe notícia do poço que tinham cavado, lhe disseram: Achamos água.  Ao poço, chamou-lhe Seba; por isso, Berseba é o nome daquela cidade até ao dia de hoje.”

Ao terminar este ano posso ver que algumas pessoas estão tristes, pois não conseguiram receber a benção que esperavam porem hoje Deus quer revelar que existe uma diferença grande diferença entre receber uma benção e ser ABENÇOADO.

Isaque não buscou apenas uma benção, pois ele sabia que teria que passar por varias dificuldades, e uma benção resolveria apenas uma das dificuldades, por isso ele buscou ser ABENÇOADO.

Veja que mesmo sendo ABENÇOADO Isaque passou por varias dificuldades:
- saiu de suas terras Beer-Laai-Roi por causa da seca. (v.1)
- foi morar em Gerar, terras do inimigo, por ordem de Deus, ali morou por muito tempo, e foi abençoado, colhendo 100 vezes mais do que semeou, prosperou e ficou riquíssimo. (v.12-13)
- em Gerar os filisteus por inveja entupiram os poços abertos por Abraão seu pai. (v.15)
- Abi meleque manda Isaque embora daquele lugar. (v.16)
- Isaque vai para o vale de Gerar, e ali pela segunda vez os pastores entopem outros poços reabertos por Isaque. (v.18)
- Isaque manda cavar um poço novo, onde deu agua, mas os pastores de Gerar contendem pela água. (nome do poço Eseque – contenda v.20)
- Isaque manda cavar um segundo poço, que também deu água e mais uma vez ouve contenda. (nome do poço Stina – inimizade v.21)
- partiu dali e mandou cavar um terceiro poço, que também deu água e neste lugar o deixaram em paz. (nome do poço Reobote – lugar amplo v.22)
- Isaque vai para um lugar mais acima e após Deus confirmar mais uma vez que Isaque era ABENÇOADO, Isaque manda erguer um altar para Deus, armar a sua tenda e começam a cavar um quarto poço.
Romanos 8:37  Em todas essas situações temos a vitória completa por meio daquele que nos amou.
Romanos 8:28  Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

- Para surpresa de Isaque, ele recebe a visita do rei dos filisteus, Abi meleque, seu amigo Ausate e Ficol  comandante do exercito filisteu, Isaque estranhou a visita, uma vez que eles o expulsaram do meio deles. (v.27)
- Porem eles queriam fazer uma aliança de paz com Isaque, uma vez que viram claramente que o Senhor era com ele. (v.28)

Você também pode ver tudo o que Deus tem feito na sua vida, ou só consegue enxergar os problemas.
Salmos 119:18 Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei.
Efésios 1:18  Peço que Deus abra a mente de vocês para que vejam a luz dele e conheçam a esperança para a qual ele os chamou. E também para que saibam como são maravilhosas as bênçãos que ele prometeu ao seu povo.

- No verso 29 eles reconhecem Isaque como: - “O abençoado do Senhor”.
- Sem nenhum rancor Isaque lhes oferece um banquete. (v.30)
- Pela manhã os servos de Isaque informam que o novo poço deu água. (v.32)
- Chamou Isaque aquele poço de Seba (Juramento) por este motivo, aquele cidade se chama até os dias de hoje Beer-Seba (poço do juramento). (v.33).
2 Coríntios 4:15  Tudo isso aconteceu para o bem de vocês, a fim de que a graça de Deus alcance um número cada vez maior de pessoas, e estas façam mais orações de agradecimento, para a glória de Deus.

Conclusão:
Ao terminar este ano posso recordar que enfrentei varias luvas, mas muito maiores foram as vitórias dadas pela mão do meu Deus.
Salmos 112:7-8 “O homem que teme ao Senhor ...Não se atemoriza de más notícias; o seu coração é firme, confiante no SENHOR.  O seu coração, bem firmado, não teme, até ver cumprido, nos seus adversários, o seu desejo.
Salmos 27:3  Ainda que um exército se acampe contra mim, não se atemorizará o meu coração; e, se estourar contra mim a guerra, ainda assim terei confiança

Por isso não posso esmorecer diante das dificuldades, ainda que o inimigo venha entulhar os meus poços, eu sempre vou confiar e esperar em meu Deus.
Jeremias 17:7-8Bendito o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR.  Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto.”
Provérbios 24:10Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena.”
Provérbios 3:25  Não temas o pavor repentino, nem a arremetida dos perversos, quando vier.
Salmos 42:5  Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.

Deus vai cumprir todas as suas promessas.
Habacuque 2:3  Porque a visão ainda está para cumprir-se no tempo determinado, mas se apressa para o fim e não falhará; se tardar, espera-o, porque, certamente, virá, não tardará.
Salmos 27:13-14  Eu creio que verei a bondade do SENHOR na terra dos viventes. Espera pelo SENHOR, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo SENHOR.

Tenho que continuar trabalhando e reabrindo os poços, pois é certo que sempre encontrarei água, pois sou ABENÇOADO.
Hebreus 10:35  Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão.
Lamentações 3:25-26  Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca. Bom é aguardar a salvação do SENHOR, e isso, em silêncio
Isaías 30:15  Porque assim diz o SENHOR Deus, o Santo de Israel: Em vos converterdes e em sossegardes, está a vossa salvação; na tranqüilidade e na confiança, a vossa força, mas não o quisestes.
Ouça a pregação, sem Baixar!

Gostou? Então baixe esta Pregação!
Não consegue fazer o download? Clique Aqui.

domingo, 9 de dezembro de 2012

Eu preciso mais de Ti


Lucas 10:42  Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.
 
Introdução:
Normalmente ao final do ano avaliamos tudo o que alcançamos e o que ficou somente nos planos.
Nesta época é comum pedirmos muitas coisas a Deus em nossas orações, pedimos novamente aquilo que não foi alcançado, pedimos também coisas novas e fazemos novos planos para o novo ano.
Todavia hoje quero refletir se realmente precisamos de tudo o que estamos pedindo, ou melhor:

- O que realmente eu preciso?
Tiago 4:2-3 “ Vocês querem muitas coisas; mas, como não podem tê-las, estão prontos até para matar a fim de consegui-las. Vocês as desejam ardentemente; mas, como não conseguem possuí-las, brigam e lutam. Não conseguem o que querem porque não pedem a Deus.  E, quando pedem, não recebem porque os seus motivos são maus. Vocês pedem coisas a fim de usá-las para os seus próprios prazeres.” (NTLH) 

O Senhor Jesus disse para Marta que não precisamos de muitas coisas, na verdade Ele disse que só precisamos de uma coisa:
- Estar na sua presença, mais e mais.
Salmos 27:4  Uma coisa peço ao SENHOR, e a buscarei: que eu possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do SENHOR e meditar no seu templo. 

Este deveria ser o meu único desejo: Sempre querer mais e mais de Jesus na minha vida. Na verdade este deveria ser o meu pedido de Natal, pois hoje pela manhã fui tremendamente impactado ao ouvir jovens cantando uma canção de Kim Walker ,“I need You more”
 
Eu preciso mais de Ti.
Mais do que ontem.
Mais do que antes.
Mais do que às minhas palavras podem dizer.
Mais do que qualquer canção que eu possa cantar.
Mais do que o ar que eu respiro.
Mais do que a próxima pulsação.
Mais do que tudo.
Mais do que qualquer outra coisa, Eu preciso mais de Ti.

Salmos 130:6  A minha alma anseia pelo Senhor mais do que os guardas pelo romper da manhã. Mais do que os guardas pelo romper da manhã,
Salmos 42:1-2  Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma.  A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus? 

O Senhor Deus fez o profeta Ezequiel entender o que era este MAIS, quando o levou em visão a um alto monte para de lá ver as águas que saiam do Templo. Ezequiel 47: 1-12 

1)    Me fez voltar à entrada do templo... (v1) Foi o que o Senhor disse também a igreja de Éfeso:
Apocalipse 2:5  Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas. 

2)    Me fez dar um volta... (v2) Analisar a minha vida, ver o grau de intimidade que tenho com Deus, ver a profundidade do nosso relacionamento. 
Salmos 25:14  A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança. 

3)    Começou a medir... (v3) O Senhor tirou quatro medidas de quinhentos metros (mil côvados), e Ele mostrou como deviria ser o processo natural de crescimento da intimidade a vida dos seus filhos. Uma vez cheios do Espírito Santo, seria natural ter mais intimidade e profundidade. É o desejo de qualquer pai ver seus filhos crescer dia a dia ano após ano tornando-se adultos ( não retardados), sendo iguais a eles e até melhores.
Provérbios 4:18  Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito 

4)    Águas que me davam pelos tornozelos. E me fez passar... (v3) no primeiro estágio da nossa conversão, o nosso rio ainda é um pequeno riacho, o nosso conhecimento da pessoa de Cristo ainda é bem superficial. Estamos caminhando na convicção daquilo que Deus fez por nós, fará em nós e através de nós.
Oséias 6:3  Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR; como a alva, a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.
 
5)    Águas que me davam pelos joelhos. E me fez passar... (v4) agora no segundo estágio, as águas estão na altura do joelhos, porém ainda são rasas, podem ser cruzadas andando, não chega a ser um rio que impressiona, e muitos ainda o chamam de riacho, por não ter profundidade e não poder abrigar  grandes peixes ou plantas, tudo ainda é pequeno.
Jó 42:5  Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem. 

6)    Águas que me davam pelos lombos. E me fez passar... (v4) este estágio é perigoso, pois é conhecido como zona de conforto, achamos que já alcançamos o nosso alvo, ou que já está bom para a nossa altura, para o que somos e então paramos, deixando de ir adiante.
Filipenses 3:12-14 “ Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus.  Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão,  prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” 

7)    Águas que deviam passar a nado. E me levou  (v5) neste ponto o rio é mais profundo do que a nossa altura, Ele é maior do que nós, por isso não podemos mais atravessar como nas outras três vezes, onde passamos em pé, agora é preciso nadar. É preciso ser diferente, agir de forma diferente.
1 Coríntios 13:11  Quando eu era criança, falava como criança, sentia como criança e pensava como criança. Agora que sou adulto, parei de agir como criança. (NTLH)
Salmos 92:12-15 - O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro no Líbano.  Plantados na Casa do SENHOR, florescerão nos átrios do nosso Deus.  Na velhice darão ainda frutos, serão cheios de seiva e de verdor,  para anunciar que o SENHOR é reto. Ele é a minha rocha, e nele não há injustiça. 

8)    Viste isto filho do homem? (v6) O anjo exorta Ezequiel a prestar atenção, pois o pequeno riacho agora é um rio e tudo neste ponto é diferente:
- existem muitas arvores, de um lado e do outro, isso é um sinal de vida (v7)
- aonde as suas aguas chegam tudo é transformado, até as aguas salgadas e sem vida do mar morto.(v8)
- os animais e os pescadores correm para suas margens, pois há muito peixe e vida.(9-10)
- as suas margens nasceram todo tipo de arvores, e estarão sempre verdes e cheias de frutos, suas folhas servirão de remédio e os seus frutos de alimento (12)
Isaías 41:17-20  “Quando o meu povo, pobre e necessitado, procurar água e não encontrar; quando a boca deles estiver seca de sede, eu, o SENHOR, os atenderei, eu, o Deus de Israel, não os abandonarei.  Farei com que brotem fontes nos vales e com que rios corram pelas montanhas onde não há plantas. Farei com que os desertos virem lagos e com que nas terras secas haja muitos poços.  Plantarei árvores no deserto: cedros, acácias, murtas e oliveiras; nas terras secas, farei crescer pinheiros, junto com os zimbros e ciprestes.  Todos verão o que aconteceu e ficarão sabendo que fui eu, o SENHOR, quem fez isso. Todos pensarão bem e entenderão que tudo isso foi feito pelo Santo Deus de Israel.” (NTLH) 

Meu irmão, é nesta agua profunda onde os milagres acontecem, é neste lugar de intimidade onde a presença de Deus é mais real. Por isso você precisa querer MAIS e MAIS e MAIS de Deus na sua vida.
Você precisa buscar a sua presença e desejar ansiosamente estar mais perto Dele.
 Salmos 63:1 Ó Deus, tu és o meu Deus forte; eu te busco ansiosamente; a minha alma tem sede de ti; meu corpo te almeja, como terra árida, exausta, sem água.
Salmos 84:2  A minha alma suspira e desfalece pelos átrios do SENHOR; o meu coração e a minha carne exultam pelo Deus vivo!
Salmos 143:6  A ti levanto as mãos; a minha alma anseia por ti, como terra sedenta.
Mateus 5:6  Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos.
Mateus 6:33  buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Jeremias 29:13  Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.

 
Ouça a pregação, sem Baixar!


Gostou? Então baixe esta Pregação!
Não consegue fazer o download? Clique Aqui.