domingo, 16 de junho de 2013

A Triste história de um escolhido. (Sansão)

Juízes 13:12  Então, disse Manoá: Quando se cumprirem as tuas palavras, qual será o modo de viver do menino e o seu serviço?(RA)
Juízes 13:12  Então Manoá disse: —Quando acontecer o que você falou, como é que o menino deverá agir? O que deverá fazer? (NTLH)

Proposição: mostrar que se nos envolvermos com as coisas deste mundo mais do que com as coisas de Deus, corremos um serio risco de deixar o plano original de Deus para nossa vida e cair em vergonha.

Na Bíblia existem muitas historias, historias de conquista,  de amor, de vitoria, mas também existem historias tristes e esta é uma delas.
Sansão fez algumas escolhas, as quais determinaram o rumo da sua vida.

1- Desceu para buscar prazeres na terra do inimigo (Jz 14:1)
2- Colocou seus desejos acima da vontade de Deus, e os conselhos de seus pais.(Jz 14:3)3- Pecou ao tocar em coisa imunda (Jz 14: 8-9)
4- Escondeu o seu pecado (Jz 14:9)
5- Casou-se com uma mulher pagã. (Jz 14:10)
6- Passa a agir por desejos de vingança, que o leva a mais vingança (Jz 15: 1- 17)
7- Teve relações com uma prostituta em Gaza (Jz 16:1)
8- Mais uma vez se apaixona por uma mulher pagã, Dalila (veneradora, devotada) (Jz 16: 4)
9- Uma vez envolvido com Dalila, ela com insistência buscou o seu segredo para o derrotar, até que Sansão cansado com sua insistência, conta-lhe o segredo de sua força.
10- Após tantos erros Sansão ainda acha que poderia vencer o inimigo, porem ao acordar do seu sono enfrenta uma triste realidade. (Jz 16: 20-21)

E então vieram as consequências:
1- Sansão é preso.
2- Furaram seus olhos, o que o deixou cego.
3- É levado para Gaza, cidade do inimigo.
4- É colocado para trabalhar com um escravo, amarrado a um moinho.
5- É levado a uma festa de um deus pagão, para servir de zombaria.
6- Em um ultimo ato desta triste história, usa do suicídio para vigar aqueles que lhe fizeram tanto mal.

Sansão era um milagre para os seus pais. (Manoá e esposa)
Era uma esperança de livramento para o povo de Israel, perante aos filisteus.
E também era um projeto de Deus, assim como você e eu.
Todavia ele fez suas próprias escolhas, assim como eu e você também temos que fazer todos os dias.
Apocalipse 2:5  Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas.

Como esta o projeto de Deus? Como esta a esperança deste povo? Lembre-se você também é um milagre!
Você tem perguntado a Deus o que fazer, assim como fez Manoá?
O maior erro de Sansão não foi o de contar que era nazireu, revelando onde estava o segredo da sua força, mas sim o de se deixar seduzir pela insistência de Dalila (devotada).
O tem te seduzido meu irmão? O esta tentando roubar o seu segredo?
2 Coríntios 4:4  nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.
2 Timóteo 4:3 Pois vai chegar o tempo em que as pessoas não vão dar atenção ao verdadeiro ensinamento, mas seguirão os seus próprios desejos. E arranjarão para si mesmas uma porção de mestres, que vão dizer a elas o que elas querem ouvir.
Isaías 44:18  Nada sabem, nem entendem; porque se lhes grudaram os olhos, para que não vejam, e o seu coração já não pode entender.

Tomar uma decisão, realmente é escolher entre o que vou perder e o que vou ganhar. A vida Cristã esta muito ligada a MORTE e VIDA, deixar o VELHO para receber o NOVO. 
Mateus 6:24  Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas
Lucas 5:36-37 “ Também lhes disse uma parábola: Ninguém tira um pedaço de veste nova e o põe em veste velha; pois rasgará a nova, e o remendo da nova não se ajustará à velha.  E ninguém põe vinho novo em odres velhos, pois o vinho novo romperá os odres; entornar-se-á o vinho, e os odres se estragarão.”

Não podemos ser apenas ouvintes, temos que de fato e de verdade deixar as nossas “riquezas” para seguir a Cristo.
Tiago 1:22-25 “ Não se enganem; não sejam apenas ouvintes dessa mensagem, mas a ponham em prática.  Porque aquele que ouve a mensagem e não a põe em prática é como uma pessoa que olha no espelho e vê como é.  Dá uma boa olhada, depois vai embora e logo esquece a sua aparência.  O evangelho é a lei perfeita que dá liberdade às pessoas. Se alguém examina bem essa lei e não a esquece, mas a põe em prática, Deus vai abençoar tudo o que essa pessoa fizer.” (NTLH)
Romanos 2:13  Porque os simples ouvidores da lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados.
1 João 2:15  Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele
Lucas 10:41-42 “ Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas.  Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.”

Não adianta nada vir à frente da igreja, chorando e buscando uma oração, se depois não houver uma mudança, nas suas atitudes, nas suas metas, seus valores, seu tempo de oração, seu tempo com a palavra, seu tempo de comunhão com a igreja.
Marcos 4:16-17 “ Outras pessoas são como as sementes que foram semeadas onde havia muitas pedras. Quando ouvem a mensagem, elas a aceitam logo com alegria;  mas depois de pouco tempo essas pessoas abandonam a mensagem porque ela não criou raízes nelas. E, quando por causa da mensagem chegam os sofrimentos e as perseguições, elas logo abandonam a sua fé.”   Ainda outras são parecidas com as sementes que foram semeadas no meio dos espinhos. Elas ouvem a mensagem,  mas, quando aparecem as preocupações deste mundo, a ilusão das riquezas e outras ambições, estas coisas sufocam a mensagem, e ela não produz frutos.” (NTLH)
Lucas 8:14  A que caiu entre espinhos são os que ouviram e, no decorrer dos dias, foram sufocados com os cuidados, riquezas e deleites da vida; os seus frutos não chegam a amadurecer.
Romanos 12:2  Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele.

O Senhor Jesus diz hoje para você através da sua palavra:  VOLTA Ó ISRAEL
Oséias 14:1-2 “ Volta, ó Israel, para o SENHOR, teu Deus, porque, pelos teus pecados, estás caído.  Tende convosco palavras de arrependimento e convertei-vos ao SENHOR; dizei-lhe: Perdoa toda iniqüidade, aceita o que é bom e, em vez de novilhos, os sacrifícios dos nossos lábios.”
Jeremias 4:1-3 “ Se voltares, ó Israel, diz o SENHOR, volta para mim; se removeres as tuas abominações de diante de mim, não mais andarás vagueando;  se jurares pela vida do SENHOR, em verdade, em juízo e em justiça, então, nele serão benditas as nações e nele se glorificarão.  Porque assim diz o SENHOR aos homens de Judá e Jerusalém: Lavrai para vós outros campo novo e não semeeis entre espinhos.”
Efésios 3:16-19 “ para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior;  e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor,  a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade  e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus.”
Ouça a pregação, sem Baixar!

Gostou? Então baixe esta Pregação!
Não consegue fazer o download? Clique Aqui.